Bahia lança site Observatório do Turismo

Domingos Leonelli
Ascom

 

A Secretaria do Turismo do Estado (Setur) lançou nesta sexta-feira (15), durante o fórum estadual voltado para o setor, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, o seu observatório, um website com as principais estatísticas da atividade em território baiano. A ferramenta foi apresentada pelo secretário Domingos Leonelli para um grupo de 150 pessoas, formado por empresários, gestores e dirigentes municipais de turismo.

 No Observatório do Turismo, que está disponível no endereço www.observatorio.turismo.ba.gov.br, os internautas podem encontrar números referentes às pesquisas de fluxo, de mercado, de eventos festivos e religiosos, e também os desembarques em portos e aeroportos do estado. “Este vai ser um canal de informação e difusão dos estudos sobre o turismo na Bahia. Um espaço de troca de informações e aprofundamento dos temas ligados ao setor”, disse Leonelli.

 Para a assessora técnica da Setur, Inez Garrido, a ferramenta ajudará aos governos estadual e federal e, sobretudo, aos futuros investidores, que buscam oportunidades de negócios na Bahia. “Além disso, podemos ampliar o nosso observatório com o fornecimento de pesquisas online, fóruns de discussões e outros mecanismos que possam ser úteis para toda a sociedade”.

 Segundo Garrido, alguns destinos possuem observatórios consolidados, como São Paulo, que tem gerenciamento feito pela empresa oficial de turismo do município, Paraná, onde o estudo pertence a uma universidade, além de Portugal e Espanha, “com excelentes ferramentas, que são referências para o mundo inteiro”.

Aprovação - Os gestores de turismo presentes no fórum elogiaram a criação do observatório. Para Sílvio Pessoa, que preside o sindicato de dirigentes e proprietários de hotéis de Salvador e litoral norte, o site ajuda a suprir uma carência de dados estatísticos do setor na Bahia. "É preciso que ele seja consistente e tenha uma atualização mensal".

O presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagem (Abav/BA), Pedro Galvão, disse que o site vai permitir saber como o setor deve desenvolver as ações, para poder avançar.